Hoje, indicarei a vocês três sites legais para consultas:


Gamespot
(gamespot.com):
Qualquer jogo lançado, para qualquer video-game (mesmo mini-game ou celular), em qualquer época, você encontra lá. Basta buscar o nome que ele litará todas as versões e edições do game que você procura. Neste site você acha até o Street Fighters 1 (é… Ele realmente existe!).

Lá é possível ver capas, imagens tela, imagens conceituais e até vídeos dos jogos. Também é possível consultar as datas de lançamento. O banco de dados deles abrange tudo o que já saiu e também o que sairá.


Internet Movies Database
(imdb.com):
Basicamente faz a mesma coisa que o Gamespot, mas com cinema, atores, diretores, etc. Neste site você confere os elencos e equipes técnicas dos filmes, a data de lançamento (e o país onde foi lançado primeiro), fotos, alguns vídeos, e até uma lista de nomes que a produção recebeu em outros países. Tudo interligado por hiperlinks.

Se você buscar um ator, verá fotos, e uma lista com todos os trabalhos que o cara já fez na vida (sejam filmes, dublagens, etc.).

O site é uma das fontes mais confiáveis quando o assunto é filmes ainda não foram lançados. Se o site disser que o filme sairá no dia 15 de julho de 2014, compre seu ingresso á (o status de cada produção é mantido rigorosamente atualizado). Se disser que Rob Schineider será o próximo Conan, ele será.

O IMDB não se limita apenas às produções de Hollywood. Se buscar Mazzaropi, encontrará todos os longa-metragens do “caipira do Vale do Paraíba”.


Guia dos Quadrinhos
(guiadosquadrinhos.com):
Este é mais uma comunidade que um banco de dados. Tudo que já foi lançado de quadrinhos no Brasil, por qualquer editora, por qualquer artista pode ser encontrado ali. O site tem um acervo de mais de 10.000 capas, com informações sobre as histórias de cada título (nome, autores, tradutores, resumo, etc).

É possível buscar títulos, títulos originais, personagens, autores (desenhistas, capistas, roteiristas, etc), publicador, editora original, e até trabalhos acadêmicos.

Por se tratar de um site comunitário, nem todos os títulos possuem imagem da capa e outras informações. Pelo mesmo motivo, não existe uma padronização para as informações disponíveis. Mas você pode se cadastrar e ajudar a arrumar estes problemas.

Os criadores do site também organizam encontros, onde colecionadores podem trocar, vender ou comprar gibis.