Marca da Copa do Mundo de 2014 - JODF — Portfólio online JODF — Portfólio online
Portfólio
Currículo
/jodf80
Blog
flickr.com/JODF
jodf__
jodf@jodf.com.br
11 995 339 613

JODF — Portfólio online

Marca da Copa do Mundo de 2014 — Por JODF
7 de junho de 2010 — 08:43
Assunto: Branding, Jogos & Games    

Share

Quem gostou da marca que a FIFA registrou, na semana passada, para a Copa de 2014 levanta a mão!

Fazendo uma busca rápida pela internet, é fácil perceber que ela não agradou. Muita gente até está ridicularizando a ela. É feia, esquisita, e o pior, ninguém se identificou com ela.

A FIFA havia solicitado à ADG Brasil (Associação dos Designeres Gráficos) que conduzisse o processo de escolha (clique aqui para entender melhor o processo original). Mas o órgão máximo do futebol passou a perna em todo mundo, e fez a escolha lá pela Europa mesmo. Com um juri de “meia dúzia” de personalidades, que incluía Paulo Coelho, Ivete Sangalo e Gisele Bünchen, eis que surge esta aberração aqui do lado. A marca será oficialmente apresentada 3 dias antes da Copa da África do Sul.

Promiscuidade e corrupção foi o que o cartunista do portal IG, Milton Trajano, enxergou no símbolo.

Também circulou por todas as redes sociais a comparação com o médium Chico Xavier psicografando. O registro mais antigo da imagem foi feita no Twitter pelo usuário @diegomaia. Nada contra o Chico, que foi um grande homem. Mas tudo contra quem criou a marca.

Outra comparação interessante, feita num fórum esportivo do Uol (), foi com um emotícone “facepalm”.

E num espírito “então faz você!” alguém, que não consegui identificar fez um uma cabeça de arara por cima da marca da Copa de 2010.

Talvez você esteja pensando “isso é tudo besteira da cabeça desse pessoal”. E é bem por aí mesmo. Não sei se cheguei a mencionar isso no post da semana passada, tudo o que percebemos, nas coisas que observamos, é verdade sob o ponto de vista do nosso subconsciente. Ou seja, se esta marca registrada pela FIFA, causa tanto incomodo, e não apenas por uma questão de feiura (com a qual todos acabariam se acostumando em quatro anos), mas principalmente porque ela remete a tudo o que se possa imaginar, menos ao futebol. E é melhor o órgão máximo do futebol admitir que errou e escolher outra marca rápido.

O que queriam que ela significasse na verdade? O mundo todo querendo conquistar a taça. Só esqueceram que esta taça se conquista com os pés.

Comentários

  1. Nathália Piva disse:

    se a fifa jah tava arrumando encrenca por causa do morumbi, porque da logo da copa ia ser direfente? Europeu ainda tem aquela visão que brasileiro eh tudo indio burro. naum confiam na gente p/ fazer um coco deste.

    Eu prefiro essa arara. Eh bem mais Bonita!!! 😉

  2. JODF disse:

    A ADG Brasil se pronuciou sobre a palhaçada da FIFA:
    http://adg.org.br/blog/blog/adg-aguarda-esclarecimentos-da-fifa-sobre-a-marca-da-copa-2014/

    O Órgão Máximo do Futebol foi o primeiro a meter a mão na Copa de 2014. E o pior, roubou e fez uma bosta!

  3. Rossatto disse:

    Xico Xavier foi foda !