Pouco mais de um ano e uns meses atrás, recebi o pedido de um colega aqui na empresa. Ele estava às vésperas de entregar o seu TGI (Trabalho de Graduação Interdisciplinar – nome que o Mackenzie dá à monografia – em outros lugares chama-se TCC). Ele tinha tudo pronto, menos o trabalho teórico montado.

Emprestei minhas apostilas e meu trabalho a ele. Em uma semana praticamente o cara fez tudo. Parecia fadado ao fracasso.

Logo depois veio a confirmação que ele iria para a avaliação da banca. Como não conhecia o projeto dele, nem a qualidade do desenho dele, temi pelo pior: achei que seria o primeiro caso de reprovação em banca que eu ouviria falar na minha vida.

No dia 24 de julho, voltei ao Mackenzie para ver a apresentação dele. Nós fizemos o mesmo curso: Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual (o popular bacharel em Design Gráfico). Na sala só havia cinco pessoas: eu, ele e os três professores.

Ele começou a falar. Aquele padrão de sempre: o que é, por que escolheu, um breve contexto histórico das referências escolhidas.

O tema: Quadrinhos. EUma história sobre lutadores de vale-tudo. Confesso que não é muito minha praia. Mas quadrinhos é. Quando ele começou a mostrar os desenhos fiquei indignado. Levantei e comecei a andar de um lado para o outro na sala. O curioso foi que passeia a impressão que o trabalho estava uma porcaria. Mas não estava.

Ele até sitou John Buscema (O Desenhista do Conan) como referência. Realmente o estilo do meu amigo fica do sr. Buscema. Na verdade num ponto intermediário entre Buscema e Tom Mandrake (artista clássico de histórias de terror. Recentemente trabalhou na saga Superman & Batman Vs. Vampiros e Lobisomens), acrescentando ainda um “toque sujo” e um nível de detalhamento enorme, sem se tornar carregado ou confuso. E claro, os personagem possuem muita expressividade.

A banca examinadora deu nota 10 para o TGI. Mesmo estando bem incompleto.

Logo que comecei o blog, pedi a ele que me arrumasse um desenho para postar. Ele prometeu que faria um especialmente para este fim. Demorou meses até fazer. Mais um alguns para colorir. E eu mais uns dois para postar.

Neste desenho estão o Lanterna Verde da Guarda de Honra Guy Gardner e o Lanterna Verde Sodam Yat, o Íon. Confesso que este desenho não faz justiça ao que vi no Mackenzie um ano atras. O Íon (ao fundo) não está muito proporcional.

Quando comentei que postaria o desenho hoje ele disse: “já está na hora de fazer outro”. Vamos aguardar para ver o se ele fará.

Quem quiser saber mais sobre o desenhista do qual falei, o nome dele é Benson Chin e o seu blog é www.redfrequency.blogspot.com.

Comentários

  1. Benson Chin disse:

    Obrigado pelas gentis palavras! Farei um desenho à altura delas!

    E valew pela ajuda no TCC hehe

    Abraço!

    1. JODF disse:

      TCC é lá na “UniGeyse”. No Mackenzie é TGI.

  2. Ganthet disse:

    Esse desenho dos lanternas esta muito ruim. Mas no blog dele tem coisas bem legais. A riquesa de detalhes e a expressividade lembra o Robert Crumb, sóque bem menos caricato.

    1. JODF disse:

      É… Realmete o estilo dele tem uma certa semelhança com o do Crumb. Mas o traço é muito diferente.