Sábado, fui visitar a Bienal Tipos Latinos 2010. Trata-se exposição de fontes tipográficas, criadas por designers de todo continente (menos EUA e Canadá), e ocorre simultaneamente em diversas cidades da América Latina a cada dois anos.

Este ano, por aqui, a mostra acontece no Centro Cultural São Paulo (Estação Vergueiro, Linha 1 – Azul do Metrô). A exposição vai até 29 de agosto e a entrada é “de grátis”.

Basicamente a mostra foi dividida em cinco categorias:

  • Títulos: esta categoria abrange fontes display,fantasias e manuais;
  • Miscelâneas: categoria basicamente composta por fontes de dingbats (símbolos);
  • Experientais: como o próprio nome sugere, são as “fontes viagens”. É difícil descrever esta categoria melhor que isso, pois nela cada fonte é absurdamente única, e não necessariamente segue uma lógica tipográfica clara.
  • Texto: fontes desenvolvidas para uso em blocos de texto corridos. Ao contrário das outras categorias acima, nessas fontes, alta-legibilidade é fundamental;
  • Famílias: uma família tipográfica abrange mais de uma variação de uma fonte (normal, bold, itálico, etc.).

Estes são alguns dos trabalhos que eu gostei, pertencentes às categorias Texto e Famíla. As outras, apesar de ter muita coisa interessante, são muito mais uma questão de gosto do que funcionalidade, por isso não as registrei. Só não tirei mais fotos porque o segurança não deixou.

clique para ampliar

clique para ampliar

clique para ampliar

clique para ampliar

clique para ampliar

clique para ampliar

clique para ampliar

 

Por favor, ninguém precisa comentar a qualidade das fotos.

Comentários

  1. Ganthet disse:

    Se sabe que as fotos estão uma porcaria porque as pos no blog?