Outro dia estava olhando as fotos de uma “amiga” no Facebook, quando encontrei esta capa da revista Rolling Stone. Exceto por uma pinta no rosto, a ilustração da Mulher Maravilha se parece muito com ela. Como a menina é modelo profissional, deduzi que ela fora a inspiração da Pin Up.

Então perguntei se o autor da imagem Joe Bennet, brasileiro famoso por desenhar as heroínas da DC Comics bem gostosonas. Logo abaixo da minha pergunta uma moça comentou: “parece a arte de rob liefield. Uma afirmação de quem certamente não tem noção alguma do que é história em quadrinhos de super-heróis.

Não que eu ache que alguém é obrigado a conhecer qualquer coisa que não goste. Mas este foi um grande chute, um chute na canela, daqueles que fraturam a tíbia. Provavelmente arriscou citar o único desenhista que conhecia apenas por nome. Pois se conhecesse o trabalho do cara, nem pensaria nele ao ver esta imagem.

Não critico que ela tenha errado o artista, pois eu também errei. Lei quadrinhos tipo ‘comics’ a 15 anos pelo menos, e são poucos os artistas que reconheço só de olhara. Mas mesmo assim, senti-me obrigado a descobrir o verdadeiro autor desta capa e postei o seguinte comentário:

Nem Joe Benet, muito menos Robi Liefield (ele jamais desenharia um corpo tão proporcional, o cara é um lixo).
Quem fez esta capa foi um cara chamado Jamie Tyndall. o Sujeito é expecializado em desenhar pin ups de super-heroinas para revistas que não sejam de quadrinhos.
Confiram o portifólio dele http://www.jamietyndall.com/comicbookart/portfolio/

Nunca tinha ouvido falar em Jamie Tyndal. Fiz uma busca a partir da imagem no Google e achei o portifólio dele. O sujeito não trabalha com quadrinhos, apenas com revistas editoriais. Por isso não consta nenhuma referência a ele no GuiadosQuadrinhos.com.

Mas agora você me pergunta: “você não exagerou? Por que desmentir alguém que você nem conhece?”.
Não não é exagero. Embora não me parece que Jamie Tyndal dê conta de desenhar as 20 páginas de uma história completa em menos de um mês, o cara ‘manda bem’. Não merece ser comparado ao senhor Rob Liefeld.

Veja a imagem mais icônica desenhada por Liefeld: O Capitão América numa importante saga da Marvel chamada “Os Herós Renascem”.

Esse desenho, em particular, é tão disforme que ficou conhecida no Brasil como “Capeitão América”. E se você procurar, encontrará uma imagens que mostra o “Capeitão” ‘pelado’, demonstrando o quanto é absurda a anatomia humana (ou mesmo a super-humana) sob o lápis de Rob Liefeld.

Liefeld é famoso por colocar músculos onde não existe, desenhar bocas com pelo menos 60 dentes pontudos e por representa as cabeças dos personagens menores que os punhos. Por isso é batante ofensivo para qualquer artista mais ou menos ser comparado a ele.

Outra curiosidade sobre “Os Herós Renascem”: anos atrás, na principal convenção de quadrinhos do mundo, a Comic Con San Diego (EUA), Liefeld participava de uma sessão de autógrafos, quando um cara enfrentou fila só para reclamar do péssimo trabalho que ele fizera na série. Depois de algum bate-boca, o ‘fã’ saiu do local.

Mais tarde o sujeito voltou à mesa de Liefeld com um exemplar de um livro com dicas de desenho de um mestre da Era de Prata chamado John Romita. Ele entregou o volume a Liefeld e disse: “um presente pra ver se você aprende a desenhar”.

Com tudo isso, agora você pergunta: “se é assim, por que alguém paga pra este sujeito desenhar”?
Sei lá… Talvez ele tenha umas duas ou três irmãs muito gostosas…