Outra série animada marcante dos anos 90 foi Batman (the Animated Series). Inspirada nos filmes do Morcego dirigidos por Tim Burtom, numa Gotham City Art Noveaut, a série trazia muita ação com personagens com cara de desenho animado. Os roteiros e direção eram de Paul Dini e o design de personagens e cenários de Bruce Timm.

Batman: a série Animada criou um universo próprio. Embora possuíssem toda tecnologia e conforto dos anos 90, o visual era bem anos 40. Os  bandidos tinham cara e roupas de Al Capone.  Os carros eram antigos. Os prédios sombrios.

Os principais inimigos dos quadrinhos estavam no elenco. Outros foram incorporados. Alguns, como a Arlequina, fizeram o caminho oposto, da TV para as HQs.

Já do lado do ‘bem’, no início era só o Batman. Sem Robin ou Bat-moça Com isso os policiais ganharam destaque. Harvey Bullock provavelmente foi o mais emblemático, depois do Comissário Gordon. Posteriormente, Surgiu um Robin. Que se tornou o Asa Noturna. a Batgirl também entrou na história. Outro Robin surgiu. E quando se percebeu, um novo universo paralelo do morcego surgiu.

A partir daí a DC e a Warner criaram uma série semelhante para o Superman. E novos personagens foram incorporados, como o Lanterna Verde, o Lobo e o Flash. Em um ou dois episódios o Cavaleiro das Trevas e o Homem de Aço se encontraram.

E nos anos 2000, novas série foram anexadas a este universo, como Super Shock, Batman do Futuro e Projeto Zeta. Atingindo o auge com a série da Liga da Justiça, que trouxe episódios duplos, mega-sagas e outros conceitos dos quadrinhos para a TV. E tudo com personagens com cara e proporções de desenho animado.

Recentemente, a DC Comics retomou o conceito de ‘Terras Paralelas’ que ela abandonara vinte anos antes. Este conceito diz que existem diversas cópias inexatas do universo, com diferentes versões de seus habitantes. Diversas minisséries e histórias especiais ocupam parte desses mundos paralelos. Outros foram usados para introduzir personagens de outras editoras à DC. Existem ainda os mundos criados para dar sentido à trama.

Algumas dessas Terras Paralelas (num total de 52) ainda estão ‘vazias’. Quem sabe uma delas não está reservada para esse pessoal da TV?