“Menos é mais”. “Deus está nos detalhes”. “Foi tudo tão de repente e ao mesmo tempo”. “Se você não me mostrasse, eu não teria percebido”. E mais um monte dessas frases chavões poderiam ser ditas a respeito do video clip de Imitatation of Life.

Rapid Eye Moviment, ou Movimento Rápido do Olho, esse é o significado da sigla R.E.M.. E nunca vi um clip que ilustrasse melhor o nome de uma banda. A cena mostrada tem no máximo 10 segundos de uma tomada panorâmica. Com a ampliação de detalhes, repetição, ‘rebubinamento’ e alguns ‘enxertos’ de cromaqui os poucos instantes se transformam em mais de 3 minutos.

O vídeo mostra algumas pessoas tomando café da à beira de uma piscina, enquanto outras bricam na água, e uns fazem churrasco ao fundo. Brigas, romances, acidentes, brincadeiras, tudo ao mesmo tempo, como aconteceria na vida.

A música fala de coisas corriqueiras, como adoçar um limonada, por exemplo. Uma perfeita imitação da vida.

É como se nos fosse dado por 10 segundos uma capacidade incrível de percepção e para movimentar rapidamente os olhos. É incrível o tanto de coisas que podem acontecer simultaneamente sem que tenhamos chance de percebê-las.