Na última segunda-feira, apresentei uma teoria para o uso de cuecas por cima das calças no uniforme de alguns heróis. Conforme disse na ocasião, imagino que aquilo era um recurso para compensar deficiências nos processos de impressão em meados do século XX.

Cheguei a esta conclusão após assistir um vídeo bônus do DVD do filme Hulk, dirigido por Ang Lee e estrelado por Eric Bana, de 2003, onde Stan Lee, o “co-pai” do Gigante Esmeralda explica por que o Gigante se tornou Esmeralda.

Uma versão “era atômica” de O Médico e o Monstro, após ser exposto a uma explosão de raios gama, o cientista Bruce Banner tem sua extrutura molecular afetada. Em momentos de tensão sua massa corporal aumenta, e jovem franzino se transforma num gigante irracional cinza.

Cinza? Esta foi a cor  que Stan Lee e Jack Kirby originalmente escolheram para o Incrível Hulk. Porém, nos anos 60 existia muita dificuldade para imprimir tons de cinza. O Gigante se tornava um grande borrão nas páginas do gibi. Então decidiram mudar a pele pálida do Hulk para um matiz mais vivo e com uma variedade maior em sua palheta de reprodução. Como quase não existiam personagens verdes naqueles tempos, esta foi a cor escolhida.

Note que, na mesma época o Homem de Ferro pintou sua armadura prateada de dourado. Posteriormente, o traje de Tony Stark ganhou partes em vermelho.

Nos anos  80, já nos primórdios da era digital, um novo Hulk Cinza surgiu: o malandrão Senhor Tira-teima. Um sugeito bem mais racional que sua contra verde, ele também surge da transformação de Bruce Banner em momentos tensos. De vez em quando o Sr. Tira-Teima ainda dá as caras nas histórias do Hulk.

 Em algumas fazes do personagem, os dois Hulks se tornaram entidades fisicamente separadas de Bruce Banner. E em muitas dessas ocasiões, eles saíram no braço, sobrando para o frágil Dr. Banner apartar a briga.

Na última década, a Marvel, investiu muito nas famílias de vários de seus personagens. Nesta “brincadeira” a editora criou diversos personagens a partir da radiação gama, incluindo o poderoso Hulk Vermelho, ou simplesmente Rulk.