Se estivesse vivo, hoje Walter Elias Disney comeoraria seus 110 anos de nascimento.

Quando estava no último semestre da faculdade assisti uma palestra sobre Walt Disney e seus parque, com o representante oficial da marca Disney no Brasil.

Uma história muito interessante contada na  ocasião foi a inspiração para a criação de Mickey Mouse. Segundo o palestrante (do qual já não me lembro o nome), Walt Disney seria o verdadeiro pai do Perna Longa. Segundo a história relatada, Disney criara um coelho malandro. Um amigo dele apresentou o personagem à Warner Bros e se declarou o autor.

Ao invés de processar o estúdio ou quebrar a cara do ex-amigo, Walt decidiu se vingar de um jeito diferente: criando o personagme mais famoso da história da animação.

Mas nem precisa se dar ao trabalho de checar as datas: segundo a Wikipédia e o Inernet Movie DataBase (imdb.com), Mickey Mouse estreiou em 1928, e o Perna Longa em 1940.

Porém, entre 1938 até 1940, a Warner apresentava desenhos estrelados por um coelho branco e muito mais insano chamado Happy Rabbit (a esquerda), considerado o protótipo do Perna Longa. E o Happy Rabbit se inspirava num personagem de Disney chamado Max Hare (a direita).

Mas se prestarmos um pouco mais de atenção nos dois personagens atuais, encontraremos algumas coincidências:

• Embora tenham personalidades opostas Perna Longa é sádico e Mickey um bom menino), ambos são roedores.

• O Perna Longa tem pelagem clara e rivaliza com um pato insano de penas pretas. E o Mickey tem pelos pretos e tem uma amizade tumultuada com o pato de penas brancas. Completam os trios principais um porco gago (na Warner) e um cachorro idiota (na Disney), ou seja, dois mamíferos domesticados.

• Não sei quando, mas há muito tempo a Warmer comprou a DC Comics, a editora do Batman e do Superman. Há pouco tempo a Disney comprou a Marvel Comics, que publica o Homem-Aranha e Hulk. Então até no seguimento de quadrinhso de super-heróis os personagens símbolo de seus estúdios rivalizam.