Copa das Confederações 2013Ontem, sem estardalhaço, a FIFA apresentou a marca da Copa das Confederações 2013.

O torneio, que reune as seis seleções campeãs continentais mais a campeã mundial de futebol, já teve “vida própria”. Mas, desde 2001, serve basicamente para testar a organização para a próxima Copa do Mundo e “apresentar ao mundo” o país que a sediará.

A marca apresentada ontem lembra um pouco uma alternativa fake que circulou na internet logo após a divulgação do logo da Copa 2014. Quem não se lembra a marca fake era uma arara estilizada sobre a marca da Copa 2010. Cheguei até a posta-la aqui no dia 7 de junho de 2010. Porém o símbolo da Copa das Confederações é mais elaborado.

Com um estilo de “mais do mesmo”, o emblema da competição, que será disputada no Brasil em 2013, traz o voo de um sabiá-laranjeira. Procurei, mas não encontrei informações sobre a sua autoria.

Não há muito a se analizar sobre ela. O símbolo segue o formato do “selo padrão de torneios FIFA”, que surgiu desde o final da década passada, deixando quase todas as competições mundiais com uma marca “igual”  a da Copa do Mundo 2010  (África do Sul). De lá pra cá, tanto torneios masculinos, seja futebol de campo, salão, areia, videogame ou qualquer outra modalidade organizada pela entidade é simbolizada pelo selo retangular, com um canto arredondado com uma característica manjada da sede. No caso do Brasil, a fauna.

Símbolo dos último e dos próximos torneios da FIFA

Até são símbolos  bonitos, mas a repetição tira a singularidade de cada evento.

Comentários

  1. Thiago disse:

    Sabiá Laranjeira aonde??? Será que quem a criou já viu efetivamente um sabiá laranjeira??? Sabe a cor de um sabiá laranjeira???Um sabiá laranjeira tem sua pluma em tons cinzentos por cima e marrom-acastanhados por baixo. Dá pra pesquisar em qualquer site de busca… Agora, pesquise também pela ave símbolo da Guatelama, a “quetzal”… Acho que pisaram na bola… http://pt.wikipedia.org/wiki/Quetzal

  2. JODF disse:

    Então “sabiá laranjeira” é o “sabíá normal”? Eu não tinha ideia, por isso nem comentei se parecia ou não.
    De qualquer forma é um bicho qualquer num selo padrão da FIFA para um torneio de pouca importância.
    Mesmo assim, acho visualmente mais interessante que a marca da Copa do Mundo.