Se você assina a Sky TV com certeza já viu a contrária à uma nova lei de regulamentação para TV paga. Este vídeo, de quase 1min 30s, que é insistentemente vaículado em todos os intervalos comereciais de todos os canais, mostra o depoimento do Giba, e outros esportistas patrocinados pela Sky, sobre como as novas regras poderão afetar a programação na televisão paga.

No vídeo eles enfatizam nossa liberdade de escolha. O seja, segundo eles dizem, nós telespectadores assinantes é quem devemos decidir sobre o que queremos ou não assistir. Então eu pergunto: seja na Sky, na Net ou qualquer outra operadora realmente existe liberdade de escolha? Você escolheu cada canal do seu pacote? Seu pacote tem todos os canais que você gostaria? Dos 100 canais quais e quantos você realmente assiste? Quantos canais você nunca sequer assistiu pelo menos por um minuto inteiro? Por quantos canais inúteis a mais você precisaria pagar para ter um único canal que lhe interessa?

Eu trocaria fácil o Multshow, o GNT, o Viva, o Liv, o Discovery Home & Health , o Discovery Kids, o E!, o SporTV 2, o Mega Pix e o Clima Tempo, sem contar inúmeros outros que nem me lembro o nome, todos eles pelo canal TCM caso pelo menos um das perguntas assima eu respondesse como gostaria. Sem pedir abatimento no preço. Uma troca “elas por elas”. Mas não é assim que as coias funcionam.

Existe ainda os canais que aparecem do nada sem que você o solicite. E também têm os canais que estão a anos no seu pacote (que talvez foram o motivo para você escolher um pacote mais caro) que um belo dia somem do seu controle remoto sem explicação alguma.

E não se iluda achando que alguns canais são gratuítos. Até pela programação de TV aberta, aquela que, dependendo de onde você está, consegue literalmente sintonizar usando um clipe aberto como antena, pesa no seu bolso. Ou por que você acha que nem toda operadora oferece a Globo para todas as cidades? Porque não chegaram a um valor satisfatório com a afiliada local.

Esse é o típico comportamento das empresas prestadoras de serviço no Brasil. Nenhuma respeita o consumidor. Ainda mais num caso como este, onde o serviço não é nada essencial, como água, luz ou telefone, ou não é extratégico, como internet banda larga. TV “ à cabo” é puro entretenimento superfluo. Enquanto nenhuma operadora tiver coragem de trabalhar direito, nada muda.

Então senhor Giba, e companhia, eu entendo vocês precisam defender o patrocínio que a Sky dá a vocês. Mas por favor, respeitem nossa inteligência e não digam que temos “liberdade de escolher a nossa programação” porque este direito nos é negado, pelas operadoras, desde o momento em que contratamos a assinatura. E se a Sky ameaça tirar o seu patrocínio é porque o que você faz não é tão interessante quanto você pensa.

Quanto à nova lei, não ouvi falar dela em outro lugar que não fosse no vídeo acima. Não faço ideia se já foi totalmente aprovada no congresso ou se já sancionada pelo poder executivo. Então não dá para afirmar o quanto ruim ela realmente será. E a única coisa que consegui entender sobre ela é que as operadoras sofrerão fiscalização e teremos para quem reclamar dos abusos que a Sky, a Net e todas as outras operadoras cometem contra nós.

Comentários

  1. Vanessa Stefaneli disse:

    Nos dias atuais não posso me desfazer do Discovery Kids, mas concordo que têm muita coisa ruim perdida nos nossos pacotes. Acho que o esquema dos canais internacionais individuais como RAI ou TV5 deveriam atingir todos os demais. Compramos e pagamos individualmente por aqueles canais que realmente assistimos, né???

    1. JODF disse:

      Exatamente, cada um deve escolher o que gosta e o que se dispõe a pagar. Mas, infelizmente, não somos nós quem decidimos. E o pior é ver as operadoras se fazerem de vítima com a mínima hipótese de terem que se sujeitar a uma agência reguladora de mercado. Não que resolveria muita coisa, pois a justiça avacalharia com esta agência como faz com a ANATEL, com a ANEEL e até com o PROCON.