Notou algo diferente sob o título deste post? Ontem, enquanto navegava num dos sites da empresa que trabalho percebi que o botão “+1” agora é “g +1” e ficou branco. Oficialmente o google apresenta a versão ao lado como o novo visual do “+1”.

Você deve ter ouvido muito falar sobre as mudanças nas regras de privacidade do Google. Isso ocorre porque a empresa unificará todos os seus serviços e precisará de um contrato que cubra os seus vários sites (claro que aproveita-se para imbutir um pouco de sacanagem nisso tudo).

Apartir de agora seu perfil no Gmail automaticamente será seu perfil no Google Plus, no YouTube e em qualquer outro serviço da empresa . Com isso seu celular Android se integrará com mais eficiência com o Maps, por exemplo. Ou seu navegador Chrome, quando logado, encontrará o que você procura com mais exatidão no buscador.

Ou seja, as mudanças estão relacionadas mais a busca pela onipresença que o Google busca desde de sua fundação do que apenas xeretar a vida alheia. E para isso precisará assumir novas políticas, não só no campo jurídico e técnico, mas principalmete no case de brending, com consquências principalmente no visual. Dessa forma, todo mundo que assistir um clip no YouTube e saberá que viu o vídeo no Google.

Isso parece complicado, e até um pouco malígno, mas é mais comum do que se imagina. Lembra-se dos sorvetes Yopa, dos iogurtes Chambourcy, das bolachas São Luiz? Aos poucos e esse nomes sumiram e todos viraram Nestlé. Assim como o Extrato de Tomate Elefante, que era da CICA, virou CICA + Knorr, e hoje é só. Ou mesmo de um dia você passou em frente à uma agência do Itaú que no dia anterior era UNIBANCO.

Fusões e incorporações levam a mudanças de posicionamento de mercado. E com isso as regras precisam mudar, mas nem por isso devemos nos sujeitar a abusos. Mas lembre-se que a única forma de não se sujeitar é abrindo mão dos serviços que usa. Então essa é uma decisão que cabe a cada um sem grandes mobilizações ou protestos. Apenas exclua seu cadastro ou ligue o “foda-se”.

Comentários

  1. Vanessa Stefaneli disse:

    Tá lá: g+1!!