Quando decidi começar o blog, três anos atrás, me preocupava muito com o espaço disponível para armazenar as imagens dos posts. Então decidi criar uma conta no Flickr. No começo, um ou outro post incorporavam imagens de lá. Mas sempre foi mais fácil subir as imagens diretamente no blog.

O meu Flickr começou a ganhar vida própria, dois anos atrás, quando comprei meu primeiro smartphone e minha câmera. Eua ainda não pegara o gosto pela fotografia, mas comecei a subir conteúdo com uma frequência pequena e irregular, mas a conta não estava mais abandonada.

Então, no ano passado, durante minha viagem para a Alemanha, a “coisa explodiu”. Comecei a postar muitas fotos diariamente. Foram mais de 700 imagens publicadas em terras germânicas. Lá pelo meio do percurso fui obrigado a comprar uma Conta PRO para conseguir acessar além das 200 fotos mais recentes.

Voltando para casa, decidi manter a frequência. Minha conta não seria apenas um ‘álbum de férias’. Para arrumar conteúdo, fui ao museu, ao Zoológico, ao parque e até comecei a registrar objetos do meu quarto.

Mas foi duarante minhas férias deste ano que comecei a usar o meu Flickr com a finalidade original. No ano passado,  subia fotos diretamente no blog, ao invés de incorporar as já publicadas. E este ano, para ganhar tempo, comecei a usar as fotos da viagem, publicadas no Flickr, diretamente nos posts do blog. Uma soluçao muito mais prática. A única inconveniência para postar fotos do Flickr no blog é ter que copiar os códigos de incorporação um por vez.

Desde o começo do blog procuro um plugin que faça a ligação direta do Flickr com o WordPress. Testei um monte de aplicativos para integrar minha galeria ao backend do blog, mas nenhum funcionou. o mais perto que cheguei foi este aí da barra lateral que mostra as últimas imagens que subi na rede de fotos do Yahoo.

Sei que não tem muita gente que ainda usa o Flickr, e que menos gente ainda tem blog em hospedagem própria, mas se alguém conhece um bom plugin para liagar o Flickr e o WordPress, eu agradeceria muito.