A palavra “DOODLE” é uma variante inglesa de uma gíria alemã do século XVII, que possuía várias grafias diferentes, mas todas significavam “Tolo” ou “Simplório”.

Em meados do século XX, doodle adquiriu o significado de “ociosidade”. Com o tempo, essa “ociosidade” foi substituída por “Rabisco”.

Ainda nos anos 90, quando o Google ainda nem era uma empresa formal, os seus fundadores decidiram inserir um elemento estranho no logotipo da página principal do seu buscador. Era um boneco de palitos, símbolo do Festival Burning Man, um evento de contra-cultura tradicional nos EUA, que acontece todo ano no deserto de Nevada. Esse tipo de intervenção na marca do site, posteriormente ficou conhecido como doodle.

Em diversas datas comemorativas, seja em nível global ou local, é relativamente comum que você precise procural algo na web, entre no Google e se depare com um doodle. Muitas vezes você clica nele para saber do que se trata. Feriados nacionais, nascimentos ou morte de personalidades, eventos e conquistas esportivas são os temas mais recorrentes.

De vez em quando, ao invés de uma ilustração estática, o doodle é uma pequena animação ou um pequeno aplicativo interativo, como um emulador de instrumento musical, um quebra-cabeça ou um jogo.

Desde o início das olimpíadas deste ano, o Google tem colocado desenhos, representando modalidades esportivas, diferentes todos os dias. E a apartir de ontem (07/08) esses desenhos ganaharm interatividade. Começou com uma corrida com barreiras (http://www.google.com/doodles/hurdles-2012), onde era preciso “correr e pular” usando o teclado. Hoje é a vez de um simulador de basquete (https://www.google.com/doodles/basketball-2012). Amanhã não sei o que será. Embora bem simplório, esses joguinhos até que são bem divertidos.