Ontem à noite, por intermédio do programa Fantástico, da TV Globo, a FIFA e o Comitê Organizador Local (COL) apresentaram oficialmente o mascote da Copa do Mundo de 2014: trata-se de um Tatu-Bola amarelo e azul.

Caso alguém não se lembre (ou seja totalmente alienado) este é aquele pequeno mamífero que possui uma couraça e se enrola, formando uma esfera. Outra peculiaridade do tatu é viver em tocas e túneis, que ele mesmo escava. Aliás, esta sua “habilidade habitacional” já foi alvo de estudos científicos sérios e premiados, que abordavam a interferência do tatu nas escavações arqueológicas.

A apresentação foi apenas uma formalidade, pois o personagem já era conecido desde o começo de setembro. E, na última semana, além de conseguir o registro de marca e imagem, a FIFA realizou eventos com o Tatu-Bola em algumas das cidades-sedes da Copa.

Para se tornar o representante da competição máxima do futebol, o Tatu desbancou concorrentes como a Onça-Pintada, o Saci-Pererê (que me desculpem os torcedores colorados, mas um “perneta” jamais deveria ser associado ao futebol) e a Arara-Azul. A escolha foi feita no começo deste ano e a indicação partiu da Associação Caatinga ONG ambiental cearense, com o intúito de chamar a atenção para a preservação da espécie.

Após escolher o bicho, a FIFA e o COL lançaram o desafio de criar o personagem à seias agências brasileiras que apresentaram 47 propostas ao todo. E a simpática figura vencedora acima foi criada pela agência 100% Design.

Procurando em redes sociais e comentários de sites de notícias, encontramos todo tipo de opinião. Existem aqueles que não consideram o tatu “suficientemente representativo ao Barasil e ao futebo”. Também tem quem preferisse figuras mais manjadas como o Pelézinho, o Zé Carioca ou a Arara-Azul. Sem falar as pessoas que aproveitam para depreciar o país, protestar contra a corrupção e toda aquela ladaínhia “casse-mediana” de quem não faz nada para melhorar e só reclama das iniciativas alheias.

Beleza… depois do horror que foi a marca escolhida,  o Sabiá-Laranjeira “Gualtematéca” para a Copa das Confederações e as medonhas opções, apresentadas pela Adidas, que resultaram no depreciativo nome BraZuca para a bola da Copa, parecia que finalmente começariam a acertar na composição da identidade da Copa do Mundo de 2014.

Parecia… Até apresentarem as três opções de nome a serem escolhidos para o mascote da copa, ontem no Fantástico, anunciadas pelo apresentador Tadeu Schimith. Mas no site da FIFA é isso o que está oficialmente escrito:

A população brasileira agora terá a oportunidade de batizar a mascote oficial por meio de uma eleição aberta até meados de novembro. As três opções, definidas por um comitê composto por Bebeto, Arlindo Cruz, Thalita Rebouças, Roberto Duailibi e Fernanda Santos, são Amijubi — uma representação de simpatia e alegria — e dois nomes com uma mensagem ecológica: Fuleco e Zuzeco.

Dá para perceber, existe um direcionamento para o nome “Amijubi”, que seria a junção das Palavras “amigo” r “júbilo”. Os outros dois seriam a mistura de “futebol” com “ecologia” (na verdade “Fuleco”  soa totalmente depreciativo) e  a mistura de “azul” com “ecologia” (não me perguntem onde foi parar o “a” nem de onde saiu o segundo “z”).

Não acredito que algum desses três nomes pegue. Nem consigo definir qual seria o ômenos ruim”. Então me pergunto se chamar o personagem apenas de “Tatu” ou de “Tatu-Bola” não seira  suficiente? Imagino que até uma bizarrice como “Tatoo-Ball” para supostamente agradar os gringos seia uma opção menos estranha, por pior que seja.

Comentários

  1. Thiago disse:

    Pois é, estão tentando estragar a copa do mundo…Pra quem tem uma bola Brazuca, ou melhor “adidas Brazuca”, por que não ter um tatu fuleco?? (parece mais fuleiro…). Achei bem legal a escolha do tatu, mas em um site vi que o tatu-bola só existe no brasil (http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/tatu-bola.php), na wikipédia que existe no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. No Fantástico disseram que o Tatu Bola nao escava nada e vive na toca de outros animais. Pelo primeiro site não é bem assim, ele só não é um grande escavador, mas faz buracos sim. Por fim, disseram que as três “excelentes” opções tinham sido escolhidas pela FIFA, e não por um comitê de brasileiros. A questão é, o comitê inventou esses nomes ou os escolheram dentre alguns sugeridos pela FIFA??

    1. JODF disse:

      Eu fico pensando se não seria mais honesto da parte deles impor um nome, por pior que fosse, ao invés de fingir que deixaram o povo escolher.

      E nome feio por nome feio, não podemos nos esquecer do Footix, da Copa de 1998, na França. O nome daquele mascote era a mistura de “futebol” com “Asterix”.

  2. Thiago disse:

    Eu não tenho vontade de votar em nenhum nome, assim como também não votei no nome da Bola.