O ônibus espacial Enterprise fora inicialmente construído sem motores e sem o escudo térmico. Não era intenção da NASA mandá-la ao espaço. Era apenas um protótipo para testes de pouso.

Sua construção começou em 1974 e os testes de voo, em 1977. A Enterprise era fixada sobre um Boeing 747 e solta. A descida levava pouco mais de dois minutos e meio.

A NASA inicialmente tinha intenção de mandá-la ao espaço após os testes. Mas a honra de ser o primeiro ônibus “verdadeiramente” espacial coube à Columbia.

Nos anos 80, após a explosão da Chalinger, pensaram em subistituí-la com a Enterprise. Porém a NASA preferiu construir uma nova nave, batizada de Endevour. E o primeiro veículo espacial reutilizável foi mandado ao Museu Aeroespacial da Fundação Smithsoniana, onde ficou até ser trocada pela Discovery.

Beleza. Parece que a história desta nave acumula mais rejeição do que aceitação. Mas por que a Enterprise tem este nome?

Em 1976, quando ainda estava em construção, a NASA recebeu milhões de cartas de fãs da série Jornadas nas Estrelas (ou Star Trek), exigindo que o ônibus espacial recebesse o nome da nave comandada pelo Capitão Kirk na série transmidiática (TV e cinema).

Por “livre e inspontânea” pressão popular, e também por que a série deve ter influenciado muitos dos funcionários a pedir emprego à NASA, deu-se o nome Enterprise ao protótipo do ônibus espacial. Em retribuição, a série citou várias vezes, tanto na TV quanto no cinema, mostrando-a em imagens de vídeo e fotos, além de infogramas cronológicos da história das Enterprises. Ou seja, o primeiro ônibus espacial tornou-se parte efetiva e escencial da série.

Não entrarei em detalhes sobre Jornada nas Estrelas pois nunca fui um grande entusiasta da série.

E após ser “despejada” do Smithsonian, a primeira Enterprise foi levada à Nova York, onde está exposta num museu instalado num porta-aviões da Segunda Guerra mundial, que fica ancorado no lado oeste de Manhatan.

Space Shuttle Enterprise Move to Intrepid (201206060026HQ)