Imagino que alguns dirão “ah vá”, mas até semana passada eu nunca havia reparado que os dóis sóizinhos abaixo eram tão diferentes.Sol de Mayo

Os dois símbolos têm o mesmo nome e significado: chamam-se Sol de Mayo, por causa da Revolução de Maio, que marcou o início do processo de independência do Vice-Reino da Prata (do qual eram parte Argentina e Uruguai). Representam o deus inca do sol, Apu Inti, personificando a liberdade. Ambos aparecem em destaque nas bandeiras nacionais de seus países e “nascendo” por trás de seus respectivos brasões de armas.

O da esquerda é o sol argentino, ele é dourado e possui 32 raios finos (16 retos e 16 sinuosos intercalado). O direito é o uruguaio, amarelo com traços pretos, tem16 raios grossos (8 retos, que formam uma rosa dos ventos, e 8 sinuosos intercalados).

Outra coisa que passeia a vida sem reparar, é que o sol uruguaio possui uma expressão facial bem mais simpática. Ele sorri amigávelmente, enquanto o símbolo do país visinho faz um bico estranho. Não dá para entender se o sol argentino está beijando ou fazendo birra.

A Argentina adotou o seu sol no final do seu processo de independência, em 1818, mas ele já figurava no verso de moedas em 1813.

O Uruguai adotou o seu após se separar do Império Brasileiro, em 1828. Que aliás, Brasil e Argentina travaram guerras pela posse do território uruguaio. Nenhum dos dois ficom com o Urugaui, que acabou se tornando uma nação independente.

Não me perguntem como o Brasil anexou o Uruguai (desconfio que tenha sido o dote da Espanha para Dom João VI). Porém tenho quase certeza absoluta que a rivalidade histórica entre nós e os argentinos venha desta disputa, e não do futebol, como todo mundo pensa (inclusive eu pensensava também). Como perdemos essa guerra, e ela já não era interessante para a maioria dos brasileiros enquanto estava acontecendo, este pedaço do nosso passado foi varrido para debaixo do tapete.