Este é o fim do mundo como conhecemos (e eu me sinto bem)”, este é o nome (traduzido) de uma música do R.E.M. cujo a letra já foi classificada como a mais difícil de ser cantada, independentemente do idioma. A canção fala exatamente sobre o que diz o título: o colapso da humanidade e a esperança de um recomeço melhor. Tema típico das duas últimas décadas do miilênio passado.

It’s End of the World as We Know It (and I Feel Fine) também tem o vídeo clip mais desconexo que já vi. Não por mostrar coisas que fogem ao tema. No vídeo, um garoto e seu cachorro procuram objetos para se divertirem e numa casa destruída, no meio do nada. Não tem muito jogo de câmera, o cinegrafista segue o menino, mas não interage com ele.

Então por que o vídeo é desconexo? Porque a banda não aparece direta ou indiretamente em momento algum do clip. Uma única referência é feita ao R.E.M., um pequeno panfleto em preto e branco jogado no chão com o nome da banda. Só é possível notá-lo com um “movimento rápido dos olhos”.

Se esse vídeo clip não estivesse no canal Vevo oficial da gravadora EMI, no Youtube, eu teria certeza que ele não faz parte do acervo visual da banda. E aliás, se mesmo assim alguém me dissesse que o vídeo foi feito como um trabalho acadêmico, ou algo do tipo, e não para a divulgação da música, eu acreditaria com certeza.

Ele é realmente muito estranho.