Periquito na porta do ninho

Ao comentar a foto de uma maritaca, no Flickr, descobri que esta espécie de periquito, verde com barriga cinza, chama-se caturrita.

A autora da foto da maritaca comentava que um casal fizera um ninho dentro do telhado da casa dela. Perguntei se os ninhos de maritacas eram gigantecos como os ninhos de algumas espécies de periquitos. Ela disse que não e explicou que as maritacas botam os ovos em qualquer buraco protegido da chuva e do vento.

Na sequência, ess minha amiga contou que a espécie de periquitos que constroi os tais ninhos gigantes com gravetos são muito comuns no sul. Então mostrei a ela a foto acima e perguntei era esta a espécie que ela denominou caturrita.

Outra curiosidade que ela contou durante a conversa foi que os ninhos são coletivos. Cada casal de caturritas choca os seus ovos e cria os filhotes num canto interno do abrigo.

Vi muitas caturritas em Buenos Aires e Montevidéo. Aliás, no Uruguai esse bicho é praticamente uma praga. E torço muito para chegar o dia que as maritacas substituam os pombos como a praga urbana por aqui.