Quando saí do Brasil, me faltavam dez figurinhas para completar o álbum da Copa. Pensava em pedi-las à Panini quando voltasse para casa.

Meu pai insistiu que eu trouxesse minhas repetidas. Aceitei a sugestão.

Nas três semanas que estive no Peru, vi álbuns pendurados em algumas bancas. Apesar da grande expectativa pelo Mundial, as figurinhas não eram exatamente uma febre no país.

Já na Colômbia, que se classificou para a competição, a história é outra. A febre aqui é tão grande que, além das 639 e das patrocinadas (que são diferentes das do Brasil), existem várias outras figurinhas especiais piratas para colar no álbum. Há até álbuns paralelos que, além das estampas oficiais, possuem as células numeradas para as figurinhas piratas (que, no caso desses livros “extraordinários”, também constam cromos com os treinadores de cada seleção).

Todo este material exclusivo está disponível nas bancas dos camelôs da Carrera 7. E nessas banquinhas também é possível comprar o álbum canoa oficial da Panini, envelopes fechados e figurinhas oficiais avulsas. Os camelôs também trocam (3 × 1).

Então resolvi procurar as que me faltavam. E sim, realmente as figurinhas são as mesmas no mundo todo e seguem a mesma numeração. O que difere muito é a oferta de cada cromo. Em cada banca que fui, os vendedores ficavam encantados com as minhas estampas. “Jogadores” manjados no Brasil, aqui são raros. Honduras, que em Jundiaí e São Paulo ninguém quer, todos queriam.

Troquei três numa banca, mais três na segunda (onde me pediram quatro em troca da metade de baixo do Fuleco). Visitei outras que não tinham nada do que procurava. Na quarta, o vendedor estava tão encantado com minhas figurinhas que, além de buscar uma das últimas quatro com um colega dele, ainda queria me empurrar as piratas para ficar com várias outras do meu bolo. Mas não topei.

Quando chegar em casa, pela primeira vez na vida completarei o primeiro álbum da minha vida, apenas comprando e trocando figurinhas. Dessa vez não escreveria para a editora pedindo as figurinhas que faltam.

As últimas dez figurinhas do meu álbum