telstar-satDuas semanas atrás, afirmei que o nome da bola do Mundial de 70 era a abreviatura de ‘Television Star’. Aquela foi a primeira Copa transmitida ao vivo e em cores e o marketing colocava a bola como uma verdadeira estrela de TV.

Dias depois descobri que essa história não é exatamente assim. Na verdade Telstar era o nome desta bola aí do lado. Este é foi o primeiro satélite de telecomunicações lançado pela NASA, em parceria com a empresa AT&T. Ele transmitia tanto ligações telefônicas quanto sinal de TV entre a América do Norte e a Europa.

Apesar de ainda não ter caído na Terra, o Telstar 1 teve vida curta. Ele chegou ao espaço em julho de 1969 e seis meses depois ele já estava muito avariado. O satélite “morreu” no começo de 1963, um pouco antes do seu primeiro sucessor ascender ao cosmo.

Como “primeiro teste” até que foi bem, mas Telstar 1 era muito precário. A potência de sua anteninha VHF era de 2,25 watts (na sua casa, mesmo entre as fluorescentes, certamente não existe qualquer lâmpada com menos que 9 W ou 15 W). Uma estação, na Nova Inglaterra, transmitia os sinais de TV e telefone até o satélite, que os retransmitia para uma estação na Velha Inglaterra. a transmissão retornava à Terra numa antena parabólica de 30 m de diâmetro e precisava ser ampliado dezenas de bilhões de vezes.

Testar não era geo-estacionário, ou seja, sua órbita não acompanhava a rotação da Terra. Isso causava interrupções nas transmissões. Mas, antes de 1970 todos esses problemas foram solucionados nos seus sucessores.

Mais que qualquer outro satélite vintage, este é o mais parecido com a Estrela da Morte (não seria surpresa descobrir que Lucas se inspirou nele). Os seus painéis solares também o assemelham à cabeça do R2-D2. Então talvez, o nome da bola de 70 não seja a única homenagem que este pioneiro do espaço recebeu na Cultura Pop.