Depois de mais de um mês de abandono, é hora de retomar o blog.  Eu pretendia escrever sobre outra coisa, mas encontrei este post começado, então terminarei. Não como deveria ser, pois este seria o primeiro capítulo de um novo diário de viagem: Bavária, Tirol e Paris. “Aproveitando” o meu desemprego, aceitei o convite daquela minha amiga da Bavária para revisitar Munique.

De todos os lugares que visitei nos últimos anos, München foi a única que posso dizer que realmente não gostei. Passei alguns apuros por lá em 2011, como sede (a água das torneiras eram horríveis e não havia onde comprar no domingo) e um quarto de albergue super lotado e barulhento. Na minha primeira visita, saí de lá com muita raiva. Justamente por isso, prometi uma segunda chance à capital bávara.

Em 25 de novembro, embarquei em Guarulhos para Paris. No dia seguinte, esperei algumas horas no Aeroporto Charles de Gaule pelo meu voo de conexão segui para Munique. Minha amiga Bárbara, que me hospedou na cidade, foi me receber no aeroporto.

Não fomos direto para a casa da Bárbara, mas para a casa de uma família amiga dela, numa cidadezinha ao sul de Munique. Vera Lúcia (fluminense de Angra dos Reis), Tiozinho (não consegui aprender o nome dele, um bávaro que não fala português, e foi próprio que se apresentou como “Tiozinho”), e Ana Maria (a filhinha de três anos deles).

Ao chegar a casa, perguntei a Vera sobre o famoso castelo do Rei Ludwig II (que foi plagiado por Walt Disney, no seu parque de Orlando). Ela me disse que Schloss Neuschwanstein (é assim que ele se chama) e propôs que fossemos até lá no dia seguinte.

Na manhã seguinte, partimos para o castelo. E infelizmente, a neblina era tão densa que não conseguimos vê-lo. Esta é a melhor foto que consegui tirar dele.

Schloss Neuschwanstein

Mesmo assim, foi muito legal.

Fizemos um passeio guiado pelo interior de Neuschwanstein (eram proibidas fotos internas). Só uma pequena parte dos cômodos foi concluída. O Rei “Luizinho” quase quebrou o reino construindo os seus castelos e esse foi último (nunca foi e nem será terminado).

Ludwig II foi destituído do trono por uma junta médica, que atestou insanidade. Meses depois, seu apareceu boiando no lago Starnberg, próximo a um de seus vários castelos. Nunca chegou-se a um consenso sobre a sua morte. Uns acham que foi overdose, outros que foi assassinato.