jarra

Esta é outra coisa que se pode fazer aumentando o tempo de exposição da câmera é o Light Pen. Na verdade, deve-se arreganhar o diafragma da câmera (nem sei se câmeras digitais ainda têm esta peça, que é a “cortina” que quando se abre permite a passagem da luz e o registro da imagem).

Num ambiente totalmente escuro, com o diafragma travado aberto, usa-se uma lanterna ou qualquer outra fonte pontual de luz para desenhar no ar ou sobre algum objeto. Fixando-se luzes em corpos em movimento, obtém-se um efeito “Tron”. Como há pouca luminosidade no processo, o “filme” fica exposto pelo tempo necessário, mesmo que demores dezenas de minutos.

Fiz a foto acima com uma câmera reflex analógica da faculdade. Esse foi o último exercício que fiz no segundo módulo de Fotografia. Usei uma pequena lanterna e uma ponteira laser para traçar essa jarra e a minha Lanterna Verde. Entre todas as fotos que fiz naquela aula, escolhi essa para avaliação do professor (não me lembro a nota).

A jarra foi trabalho de Rodrigo José Brolli, o “Praga”, ex-colega de fretado e de cursinho. Entramos no mesmo semestre no Mackenzie, mas ele optou por Design de Produtos e eu por Design Gráfico.