Se não me engano, foi no sétimo semestre que tivemos a disciplina de Animação. A classe foi dividia em grupos de cinco elementos. O professor propôs que cada membro escrevesse um story line (base de uma história em poucas palavras) e ele escolheria um para a equipe desenvolver ao longo do semestre.

Meu story line: “partes de um corpo se juntam formando um ser”. E este foi escolhido pelo professor.

A partir daí começamos a discutir o roteiro final, o material usado e como seria o personagem.

No meu grupo estava um colega chamado Edson. Um japonês de cabelo tigela com luzes e lentes de contato azuis. Ele trabalhava no Bradesco, então estava sempre de terno. Era um daqueles sujeitos que quase nunca assistia aula, sempre alguém assinava a lista de presença por ele. Só aparecia em dia de prova ou entrega de trabalho. Uma característica marcante nos seus trabalhos de desenho, ilustração e quadrinhos era a sua versão cartum. Claro que a galera não demorou a batizar o simpático personagem de Edsinho.

Escolhido o personagem, fomos atrás de material. Numa das papelarias da rua Maria Antônia compramos uma barra de plastilina (a versão adulta da massinha escolar). Compramos apenas massa branca e conseguimos algumas cores com um pessoal de outra classe.

Aproveitando uma sobra de massa, resolvemos criar um elemento surpresa para o final do vídeo.

No dia da filmagem, um dos colegas, que desde o início demonstrou contrariedade por não ter a sua ideia escolhida, não me deixou nem chegar perto da mesa de animação ou mesmo operar a câmera. A mim restou apenas fazer a contagem de quadros (e mesmo assim o colega se recusou a confiar nos meus números). No meio do trabalho, o operador da câmera trocou de lugar comigo (ele foi um grande amigo durante o curso todo).

No final do trabalho fiquei com o boneco do Edsinho.

Esta semana decidi resolver essa frustração de mais de uma década. Armei o tripé e a câmara sobre uma mesinha de cabeceira e peguei o boneco. Refiz a filmagem sozinho na sexta feira. A noite a animação já estava no YouTube em full HD. Por causa do ressecamento da massa, o Edsinho não pisca mais na versão 2015.