Muita gente menospreza os anos 90. Visualmente foi uma década bem mais sóbria que os anos 60, 70 e 80. Com o final Guerra Fria e da Hiper-Inflação Brasileira todos sentiam que os males da humanidade estavam se resolvendo definitivamente.

Musicalmente (ou rockeiramente), a década teve a primeira metade dominada pelo Grunge e pelo Alternativo. E no resto dos anos, as “camisas xadrez” dividiram os holofotes com o Britsh Pop, com o Ska Core, com muitas bandas de um sucesso só, com projetos de lendas do rock, com todo mundo que voltou da aposentadoria (tentando voltar às paradas na virada do milênio) e com muita coisa esquisita.

Nesta última categoria, a dupla Tatola e Maia apresentaram (e enalteceram) os auto denominados “Ramones Argentinos”, a banda Ataque 77. Aqui no Brasil dois covers abriram as portas para esse ‘hermanos’: o primeiro foia versão castellana Queres Tu Bailar?, sucesso consagrado de Johnny Rivers (e anteriormente repaginado pelos Ramones originais) Do You Wanna Dance. A outra música que as rádios paulistanas tocaram intensamente foi um clássico bem mais tupiniquim (e bem menos Rock’n’Roll) Amigo, do “Rei”.

Milagre eles não fizeram. Mas até que conseguiram transformar a chatíssima homenagem do Roberto a Erasmo em algo minimamente audível.