Lembram-se quando fui ao festival Monsters of Rock e contei que houve um show cancelado? A banda que não subiu ao palco, como já dito, foi o Mötorhead, uma banda formada em Londres no ano de 1975. Essa foi mais ou menos a mesma época que o Punk Rock começou.

Embora o trio britânico pertença ao Heavy Metal, essa é o grupo headbanger mais curtido pela galera do punk. Lemmy Kilmister e seus companheiros influenciaram (e foram influenciados pelo) o cenário underground nos dois lados do Oceano Atlântico. Os Ramones, por exemplo, tinham grande amizade com o Möthorhead.

Dessa amizade, em 1991, surgiu uma homenagem: R.A.M.O.N.E.S., lançada no álbum 1916, do Mötorhead. A letra é simples, mas cita nominalmente todos os integrantes que passaram pela banda que nomeia a música, menos o Richie que saiu brigado (um dia eu conto essa história.

Ao lançar o álbum Adios Amigos, os Ramones anunciaram o término da banda. E eles já estavam na sua última turnê quando resolveram retribuir a homenagem do Mötorhead, gravando a música. Essa faixa (junto com outra) saiu como bônus de estúdio numa pequena coletânea ao vivo, chamado Greatest Hits Live.

Os Ramones encerrar a carreira na edição novaiorquina, de 1996, do festival Lolapalooza, (isso mesmo: OS RAMONES TOCARAM NO LOLAPALOOZA!). Naquele show, os caras receberam alguns convidados: Dee Dee Ramone (ex-baixista da banda), Lars Frederikster e Tim Armstrong (do Rancid), Eddie Veder (do Pear Jam) e o próprio Lemmy Kilmister fazendo um dueto com CJay (e os dois mandaram muito bem).