Desde antes do blog entrar no ar (13/07), penso em realizar algumas mudanças no visual. No caso do WordPress, é chamado de “tema”. Em outras plataformas recebe o nome de “template”, “interface”, “skin” (pele) ou “máscara” (mask).

O tema não tem função estética apenas. Ele define todo o layout estrutural do blog. Da maneira antiga, um site era editado página a página, como acontece com qualquer material impresso. Juntando visual e assunto em um único arquivo.

Hoje, em sua maioria, os sites separam o conteúdo do visual. Na verdade, sendo mais específico, nem o visual é colocado no mesmo arquivo dos códigos “HTML”. Deixe-me explicar rapidamente:

  1. Um arquivo principal é criado. Nele são colocados códigos HTML para a denominação dos campos a serem preenchidos. Aqui só será determinada a ordem e o nome dos campos. A inserção de conteúdo será feito por códigos PHP, colocados nos campos citados;

  2. Todas as características visuais do site serão “listadas e detalhadas” numa Folha de Estilo em Cascata, ou CSS (Cascade Style Sheet). Aqui são determinados os aspectos tipográficos (família, corpo, cor, etc.), marcação de links, fundos (backgrounds), bordas e espaçamentos, a posição dos campos de conteúdo e muito mais. Essas informações são acessadas e aplicadas ao site por códigos HTML do documento principal.

  3. Todo o conteúdo e informações relacionadas (data e hora de publicação, categoria, autor, comentários, etc.) são registrados numa Base (ou Banco) de Dados (tipo aquele que eu tive problema o mês passado). Todos estes dados são distribuídos pelos campos da página através dos códigos PHP do arquivo principal.

Se tudo que eu disse até aqui soou como se fosse em javanês, lembrou do problema deste blog recentemente, e agora se pergunta “qual a vantagem nisso tudo?”, eu explico:

  • Praticamente todo o site (feito neste sistema) roda em cima de uma única página. Isso deixa o site muito leve, consequentemente mais rápido.

  • Todo o trabalho de formatação visual é feito uma única vez. E quando qualquer característica é alterada, a mudança se estende a todo o site automaticamente.

  • Para inserir este post, meu grande trabalho foi escrever o texto, e nem preciso fazer upload dele.

E você deve estar se questionando “se acontecer alguma coisa com a base de dados?”. E essa resposta é bem simples:

  • Se forem feitas cópias de segurança regularmente, não só do BD como de todos os arquivos, e tiver alguém que saiba como restaura-lo (não era o meu caso durante o incidente ocorrido com este blog), em caso de problemas a recuperação total é imediata.

Voltando ao nosso assunto original, as mudanças que farei, em breve, serão mais funcionais e estruturais que estéticas. Ainda não sei exatamente quando entrarão no ar. Mas quando isso ocorrer, proporei uma experiência para demonstrar a importância do tema em relação ao funcionamento do site.

Eu prometo avisar e detalhar melhor a experiência quando a hora chega.