Sempre contestei a eficiência de se correr numa esteira. Costumava contestar todos que se gabavam de andar uma hora (ou mais) sem parar.

Em novembro do ano passado, subi pela primeira vez numa esteira e percebi que meus questionamentos tinham total fundamento. Correr numa esteira requer bem menos esforço do que correr de verdade. Assim fica fácil (e se torna necessário) aumentar o tempo e a intensidade do exercício, ou seja correr mais tempo e mais rápido.

Porém, a todos que defendiam a eficácia da esteira, eu lançava uma nova questão que nunca foi respondida: a esteira gasta a sola do tênis como uma corrida norma? A resposta é sim e não.

Sim porque, com um mês e meio de uso, notei que a sola do meu tênis estava acabada. Ainda segurei mais um mês e meio até ficar do jeito que se pode ver na foto abaixo.

E não porque nunca um tênis meu (mesmo All Star) acabou tão rápido, e normalmente a ponta da sola acaba antes do calcanhar. Durou a metade do tempo que duraria normalmente. Só vi solas acabarem mais rápido na época que eu andava de carrinho de rolemã e freava com o calcanhar.

Detonado pela esteira